sexta-feira, 5 de novembro de 2010

saúde.

                               E as DST?
                     Que doenças são essas?
Doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas,provocadas por microorganismos e transmitidas através de relações sexuais.Vírus,bactérias e fungos são exemplo de microorganismo.o período de incubação difere para cada um deles. Algumas das DST mais importantes são:Sífilis,Gonorréia,Hepatite B e C,Cancro mole,Condiloma acuminado,Herpes e Aids.As DST podem provocar feridas no pênis,vagina e ânus e sabe-se que através delas é mais fácil ocorrer o contágio pelo vírus HIV.A Aids não tem cura mas pode ser tratada.Quem tem uma DST apresenta até 18 vezes mais chance de se infectar com o HIV!.
Os sintomas mais comuns das DST são:
Ardência ao ter relações sexuais ou urinar;coceira nos órgãos sexuais :
Corrimento na uretra ,tanto da mulher,quando do homem;corrimento na vagina e/ou colo do útero;
Feridas,vesículas ou verrugas nas regiões genital e anal e ínguas nas virilhas.
Paciente: mas o médico disse que eu estava com uma DST e eu não sentia nada!
É verdade, algumas vezes as DST podem ocorrer sem provocar sintomas,mas mesmo assim podemos transmiti-las  para nosso parceiro sexual.Além disso ,no caso das mulheres, como o órgão sexual é para dentro ,muitas vezes elas não percebem os sinais da infecção.

Estou grávida... posso passar  alguma dessas doenças para o bebê?
Sim.!!! De modo geral ,as DST/AIDS podem ser passadas a gestação e no parto .Mas você pode evitar!!! É importante fazer acompanhamento pré natal, desde o início da gravidez e exigir os testes.Caso esteja infectada com o HIV,você receberá tratamento imediatamente para evitar a transmissão do vírus para o bebê .medicamentos serão oferecidos gratuitamente para  você ,durante a gravidez e na hora do parto . depois do nascimento o seu bebê ainda permanece com os medicamentos durante alguns tempo.
   A mãe com HIV pode e deve cuidar de seu filho!mas não pode dar o leite do peito pois o vírus é transmitido através da amamentação.A maioria dos municípios já fornece leite em pó especial para esses caos,nos postos de saúde.exija seus diretos,siga as orientações para que seu bebê seja saudável!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário