segunda-feira, 22 de novembro de 2010

saúde

                 *Infecções pelo HIV/AIDS

Vírus da imunodeficiência humana (HIV):
É um vírus que ataca e danifica o sistema imunológico (as defesas do corpo).É transmitido de pessoa portadora para outra pessoa,através do esperma,secreção vaginal (relação sexuais:vaginal,anal ou oral),leite materno contaminado,sangue contaminado,e agulhas/seringas contaminadas.O nenhuma doença,tornando o indivíduo um portador assintomático,ou seja;embora não apresente sintomas,ele é um transmissor do vírus,por isso, é importante ter um diagnóstico precoce.

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida                                      (ADIS):   É o conjunto de sintomas que caracteriza a(s) doença(s) que o portador de HIV desenvolve,quando tem seu sistema de defesa danificado e enfraquecido,passando a contrair diversas doenças e infecções oportunistas.

*Principais Sintomas da AIDS
Como já dissemos, um portador do vírus da AIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência 

sábado, 20 de novembro de 2010

saúde

               *Herpes
 É uma doença sexualmente transmissível, e que pode afetar a saúde de homens e mulheres, é uma doença benigna causada pelo vírus Herpes simplex 1 e 2. Essa doença ocasiona a infecção da mucosa genital tanto do homem quanto da mulher, e se manifesta quando a imunidade do corpo encontra-se baixa. Ela produz umas pequenas bolhas que coçam e depois estouram virando feridas que se espalham pelas partes genitais. Depois que entra em um organismo dificilmente ele será eliminado, pois ele se aproveita das células do organismo da pessoa infectada para se multiplicar, e por se esconder dentro das raízes nervosas o sistema imunológico não tem como se defender. 

 

Como são as lesões


As lesões são pequenas vesículas que se distribuem pelas genitálias, masculina e feminina, e são como buquê. Ás vezes elas podem ser internas e se expandir para os anus e nádegas. Elas têm uma aparência avermelhada e provocam coceira e dor. As lesões do herpes genital costumam desaparecer espontaneamente mesmo sem tratamento algum, mas só nos indivíduos incompetentes
Porem nos portadores de HIV elas ficam enormes, extraordinárias. A primeira infecção da herpes genital pode ser extremamente agressiva e ficar por muito tempo no organismo, por que o vírus é um elemento estranho para o corpo e o organismo não teve tempo ainda para que o sistema de defesas naturais consiga combater. Já as que não são primarias costumam ser mais leves porque o organismo já detectou e combate com mais facilidade, mas sempre com o risco de reaparecer, basta estar com as defesas baixas.

Quais são os sintomas?

Pode aparecer ardor, prurido algum formigamento e gânglios inflamados com erupção cutânea, por ser uma doença de pele. Esses são os sinais mais comuns da infecção. As manchas vermelhas que aparecem mais tarde evoluem para bolhas agrupadas como se fossem um buquê, depois essas pequenas bolhas estouram, criam cascas e cicatrizam, mas o vírus vai para a raiz nervosa até alojar-se num gânglio neural, até a próxima infecção.

Qual é o tratamento?

O aciclovir é uma droga usada para o tratamento do herpes genital, ele precisa da ação enzimática do vírus para poder destruí-lo ou impedir que a cadeia de reprodução, mas se o vírus estiver no gânglio neural esse medicamento não faz efeito. A melhor maneira de prevenção do vírus é usar preservativo nas relações sexuais e evitar vários parceiros. Se a mulher for portadora do vírus herpes genital deve informar o medico, pois mesmo sem lesões a doença fica presente no organismo e pode ser transmitida. E no caso de engravidar deve também procurar seu ginecologista para tomar certas medidas de precaução e evitar o contagio no feto. Sexo seguro é a melhor maneira de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

saúde.

Doenças
                    Sexualmente
                                         Transmissíveis
*Corrimento  Uretra

*Sensação de coceira por onde a urina passa.
*Entre o primeiro e o terceiro dias,começa uma ardência ao urinar,seguida de corrimento com pus.
*Infecções mais graves.
Conceito
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro freqüentemente é precedido por prurido (coceira na )uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos). 
Sinônimos
Uretrite Gonocócica, Blenorragia, Fog agem 

Agente
Neisseria gonorrhoeae 

Complicações/Conseqüências
Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prost atite. Piélonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo), Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clamídia, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina. 

Transmissão
Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença. 

Período de Incubação
2 a 10 dias 

Diagnóstico
Exame das secreções coradas pelo Gram. e/ou cultura do mesmo material. 

Tratamento
Antibióticos. 

Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito
*Uretrite não gonocócica (clamídia)
No homem: pouco corrimento, que ás vezes aparece somente quando se aperta o pênis,e ardor para urinar,principalmente na primeira vez pela manhã ,o que dificulta a percepção em alguns casos.Em outros casos os sintomas são semelhante aos da gonorréia,porém menos intensos,e o corrimento também é de cor diferente.
(Na mulher não da para saber ao certo).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

saúde.

Índice de câncer em criança no Brasil.2010
Números atuais do câncer infanto-juvenil no Espírito Santo
Pacientes em tratamento:
2007 - 635 pacientes
2008 - 550 pacientes
2009 - 643 pacientes

Novos pacientes com câncer:
2007 - 137 novos pacientes
2008 - 110 novos pacientes
2009 - 99 novos pacientes

Pacientes que voltaram a ter problemas após tratamento:
2007 - 20 pacientes voltaram a ter problemas
2008 - 18 pacientes
2009 - 30 pacientes

Óbitos:
2007 - 46 óbitos
2008 - 49 óbitos
2009 - 41 óbitos
O câncer que mais acometem as criaças.
A incidência de retinoblastoma (câncer nos olhos que atinge especialmente crianças com menos de quatro anos) no Brasil é o dobro dos EUA e da Europa, aponta a primeira publicação brasileira que avalia a incidência dos cânceres infantis no país.
Enquanto algumas cidades brasileiras registram entre 21,5 e 27 casos desse câncer por milhão, nos EUA esse valor varia entre 10 e 12 casos por milhão. O estudo, realizado pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), será publicado na próxima edição da revista científica "Internacional Jornal of. Câncer".
Segundo a oncologista pediátrica Beatriz de Camargo, uma das autoras da publicação, o próximo passo é tentar descobrir os motivos que expliquem essa distorção, como fatores ambientais, alimentares ou genéticos.
Para o oncologista pediátrico Neviçolino Pereira de Carvalho Filho, do Hospital A.C.Camargo, os resultados devem estimular os cientistas a tentar descobrir as razões de a incidência desse tumor ser muito maior nos países em desenvolvimento.
"Uma das hipóteses é de que ele teria alguma relação com a infecção por HPV, mas há estudos controversos."
O retinoblastoma está entre os dez tumores mais comuns na infância -é o sexto mais freqüente nas crianças.
É um tumor que ataca a retina e normalmente se manifesta ainda nos primeiros anos de vida. Se não tratado precocemente, leva à perda da visão e até do olho. Os principais sinais são uma mancha esbranquiçada no olho (que pode ser facilmente observada em uma foto com flash) e estrabismo.
"Nem toda mancha é câncer e nem todo estrabismo é câncer. Mas, se a criança apresentar esses sinais, o ideal seria fazer um exame oftalmológico de fundo de olho", recomenda Carvalho.

domingo, 14 de novembro de 2010

saúde

*Vaginose bacteriana
(Gardnerella e outras) 

Corrimento vaginal branco-amarelo e cremoso,com mau cheiro de peixe podre depois da relação sexual e durante a menstruação e dor na relação sexual.
*Candidíase (fungos)
Corrimento branco parecido com leite coalhado,coceira na região genital,dor ao urinar ,vermelhidão,inchaço,pequenas rachaduras na vagina e no pênis,e dor na relação sexual.
O que é? 
Candidíase é uma infecção fúngica vaginal caracteriza pelo crescimento exagerado do fungo Cândido albicans na vagina, que produzem inflamação e sintomas desagradáveis. 

Como acontece? 
É normal a presença de algum fungo no corpo. Bactérias normalmente mantêm a população de fungos sob controle. Porém, às vezes ocorre crescimento de fungos e surge uma infecção. 
Existem várias situações em que o fungo pode crescer demais ou se multiplicar. Por exemplo, antibióticos podem destruir as bactérias que inibem os níveis de fungo. 
Desordens e mudanças de causas hormonais, tais como menopausa, gravidez, ou a ingestão de pílulas contraceptivas, podem também favorecer o crescimento fúngica. As infecções de levedura são freqüentemente associadas com o diabetes, especialmente quando o açúcar do sangue não for bem controlado. Ocorrências periódicas ou casos refratários ao tratamento de Candidíase vaginal pode às vezes ser o primeiro sinal de diabetes. E lembrem se que os fungos se proliferam em meio úmido!!!! 

Quais são os sintomas? 
Na vagina Candidíase causa uma secreção que é espessa e branca. Outros sintomas que as mulheres têm comumente são: 
- coceira 
- vermelhidão da parte exterior da vagina (a vulva) 
- a irritação à micção. 
Algumas mulheres infectadas com Cândida não têm nenhum sintoma. 

Quais cuidados devem ser tomados? 
Para obter melhores resultados durante o tratamento, siga as seguintes diretrizes: 

- Evite relação sexual até que a infecção apresente melhoras. 
- Siga completamente o tratamento prescrito por seu médico. 
- Depois de urinar, enxugue-se delicadamente para evitar irritação. 
- Evite dietas ricas em açúcar. 
- Use sabonetes neutros. 
- Evite usar duchas e outras substâncias químicas, como bolinhas perfumadas de banho ou sprays de higiene, na área vaginal a menos que tenha sido recomendado pelo seu médico. 
- Tome banho de chuveiro em vez de banho em banheira. Mantenha a área genital seca. 
- Vista roupa íntima de algodão para permitir ventilação e para manter a área seca. 
- Se você for diabético, mantenha uma taxa de açúcar do sangue normal. 

saúde

*Tricomoníase
Corrimento amarelo ou esverdeado com mau cheiro,dor no ato sexual e ardência do urinar.
Agente
Trichomonas vaginalis (protozoário). 
Complicações/Conseqüências
Prematuridade. Baixo peso ao nascer. Ruptura prematura de bolsa etc.

Transmissão
Relação sexual (principalmente). A mulher pode ser infectada tanto por parceiros do sexo masculino quanto do sexo feminino (por contato genital). O homem por parceiras do sexo feminino.
É importante considerar aqui que mesmo a pessoa portadora da doença, mas sem sintomas, pode transmitir a infecção.
Fômites.

Período de Incubação
10 a 30 dias, em média. 

Diagnóstico
Pesquisa do agente em material uretral e/ou vaginal. 

Tratamento
Quimioterápicos. O tratamento pode ser oral e local (na mulher). 

Prevenção
Camisinha, tratamento simultâneo do(a) parceiro(a). 




saúde

*Corrimento vaginal
Corrimento Vaginal ou Leucorréia é o nome dado a algumas doenças que acometem a mulher desde cedo em sua vida. As causas são diversas, dentre elas se destacam hábitos de vestir do mundo moderno; como poderemos ver a seguir, corrimento vaginal é uma inflamação dos tecidos vaginais que passam a produzir secreção anormal. O sintoma mais evidente da secreção vaginal anormal é o surgimento de muco em grandes quantidades ou com odor intenso, além da presença de dor ou moléstia vaginal e prurido. As características são diferenciadas em função da origem da inflamação: infecção por cândida, porTrichomonas vaginalis, bacteriana, herpética, pólipos cervicais, câncer ou sífilis. Um exame minucioso do médico assistente, que complementaria as informações com outros recursos da medicina, permitirá um diagnóstico adequado.

Quais São as Causas do Corrimento Vaginal?

Com o aumento das roupas sintéticas, lycra, por exemplo, que impede a respiração do corpo, enfim a ventilação dos órgãos aumentou consideravelmente os casos de corrimento vaginal. Quando não há transpiração, vemos a glândula abafada, como se estivesse usando uma máscara, com aumento da secreção sebácea. Segundo a ginecologista e obstetra Marilía Winkler, no início, a calcinha servia como uma proteção contra os tecidos que eram em couro ou brim duro. As mulheres, antigamente usavam calcinhas de bombachas grandes. Paulatinamente passaram a ficar menores, até encostarem-se à saída vaginal. Logo depois, explica a Dra. Marília, surgiu a lingerie em forma de lycra ou renda e os grandes problemas começaram. "Eu costumo indicar o uso de calcinhas de algodão, pois as fibras permitem uma ventilação melhor", explica ela. Seria uma poluição não ambiental, e sim de vestuário. Outro fator importante é a utilização de amaciantes, ou sabonetes perfumados ou até o uso de papel higiênico perfumado, que são elementos irritantes. Evitar o uso de toalhas ou roupas íntimas de outras pessoas é recomendável, bem como secar bem todo o corpo depois do banho. Ainda há mulheres que insistem em fazer a higiene de forma errada, pois o indicado é limpar da vulva até o ânus e não ao contrário.

Os Tipos de Secreções da Mulher

A mulher possui uma secreção que se modifica conforme o ciclo menstrual. No meio do ciclo observa-se uma secreção mais gelatinosa, que corresponde à época da ovulação. Antes da menstruação ela se torna mais leitosa e espessa e corresponde ao aumento da fase pré-menstrual. Essas secreções são cíclicas, se mantém de uma maneira única, mas quando começa a acontecer uma irritação, as bactérias, que são habitantes costumeiras das áreas úmidas, se prevalecem dessa situação. 

Sintomas da Contaminação

Depois de contaminado o tecido, começa a coçar, ou produzir uma dor mais forte. Muito embora o corrimento não se resuma só nisso, há vários fatores, como o stress que libera substâncias que permitem o aparecimento de fungos. A própria gravidez facilita a chegada dos fungos. O fungo, explica a Dra. Marília, provoca uma coceira desesperadora, e o corrimento é abundante como uma coalhada, embora haja dor nas mulheres que não tem sintoma nem de um nem de outro. Tem gente que tem a secreção contínua sem agentes bacterianos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

saúde.

                Redução de danos no uso de drogas
*È possível o prazer sem riscos?
  A busca de satisfação de prazer começa no inicio de nossas vidas .Desde então,estamos sempre desejando a felicidade!
*Quando você transou pela primeira vez,imaginou que pudesse contrair doenças sexualmente transmissíveis(DST/AIDS)?
E quando usou drogas,pensou que pudesse perde o controle?
 No entanto,para crescer e fazer parte da sociedade,temos que aprendera viver em comunidade .Ao nos adaptarmos às exigências do cotidiano ,passamos também a sentir inquietações.por outro lado,procuramos a satisfação para nos aliviar destas sensações desagradáveis.
Geralmente não pensamos em riscos quando buscamos o prazer.O uso de drogas, que  para alguns é fonte de prazer ou de alívio,pode também trazer riscos e prejuízos.Talvez  seja difícil imaginar uma vida interessante sem nenhum risco.Mas é possível diminuirmos as chances de nos prejudicar.Para isso ,é importante pensar e agir antecipadamente,adotando medidas preventivas.
(Prevenir-se dos danos e aprender a se cuidar é preservar a própria vida!). 

saúde.

                               E as DST?
                     Que doenças são essas?
Doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas,provocadas por microorganismos e transmitidas através de relações sexuais.Vírus,bactérias e fungos são exemplo de microorganismo.o período de incubação difere para cada um deles. Algumas das DST mais importantes são:Sífilis,Gonorréia,Hepatite B e C,Cancro mole,Condiloma acuminado,Herpes e Aids.As DST podem provocar feridas no pênis,vagina e ânus e sabe-se que através delas é mais fácil ocorrer o contágio pelo vírus HIV.A Aids não tem cura mas pode ser tratada.Quem tem uma DST apresenta até 18 vezes mais chance de se infectar com o HIV!.
Os sintomas mais comuns das DST são:
Ardência ao ter relações sexuais ou urinar;coceira nos órgãos sexuais :
Corrimento na uretra ,tanto da mulher,quando do homem;corrimento na vagina e/ou colo do útero;
Feridas,vesículas ou verrugas nas regiões genital e anal e ínguas nas virilhas.
Paciente: mas o médico disse que eu estava com uma DST e eu não sentia nada!
É verdade, algumas vezes as DST podem ocorrer sem provocar sintomas,mas mesmo assim podemos transmiti-las  para nosso parceiro sexual.Além disso ,no caso das mulheres, como o órgão sexual é para dentro ,muitas vezes elas não percebem os sinais da infecção.

Estou grávida... posso passar  alguma dessas doenças para o bebê?
Sim.!!! De modo geral ,as DST/AIDS podem ser passadas a gestação e no parto .Mas você pode evitar!!! É importante fazer acompanhamento pré natal, desde o início da gravidez e exigir os testes.Caso esteja infectada com o HIV,você receberá tratamento imediatamente para evitar a transmissão do vírus para o bebê .medicamentos serão oferecidos gratuitamente para  você ,durante a gravidez e na hora do parto . depois do nascimento o seu bebê ainda permanece com os medicamentos durante alguns tempo.
   A mãe com HIV pode e deve cuidar de seu filho!mas não pode dar o leite do peito pois o vírus é transmitido através da amamentação.A maioria dos municípios já fornece leite em pó especial para esses caos,nos postos de saúde.exija seus diretos,siga as orientações para que seu bebê seja saudável!